Grupo (im)possível – relato de uma experiência

Ivani Teresinha Bressan, Adriana Hentschke, Andréa Terra Lima, Carine da Silva Budzyn da Silva Budzyn, Giulia Bodanese, Letícia Machado Moreira, Mariana Bica Ortiz, Victória Mello Costa

Resumo


Este artigo apresenta a experiência do Grupo de Contos, do Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia (IEPP), com uma turma de 17 crianças (5-6 anos) de uma escola de Educação Infantil de Porto Alegre, RS. Através de intervenções mediadas por contos, pautadas em contribuições da psicanálise, buscou-se trabalhar com os alunos, durante oito meses, demandas associadas à transição para o Ensino Fundamental. Essa vivência grupal mostrou-se desafiadora, marcada por transgressões e dificuldades de expressão simbólica. Entretanto, no curso dos encontros, percebeu-se que algo de leveza e espontaneidade começou a se mostrar presente, transformando assim um grupo impossível em possível.

Palavras-chave


Grupo terapêutico; Contos; Criança; Psicanálise

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Referências


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